Saiba quais cuidados antes e depois da cirurgia de catarata que devem ser tomados para se obter boa recuperação e bons resultados
A catarata é uma patologia relacionada à visão, que é responsável por causar a opacidade do cristalino, o que leva a disfunções visuais, como “visão embaçada”. Essa é uma doença que pode evoluir ao longo do tempo para a cegueira, por isso a cirurgia de catarata é um procedimento recomendado para esses casos.
Esse é um procedimento rápido, levando entre 30 minutos a 2 horas, e depois disso a catarata não reincide novamente.
Além disso, essa é uma intervenção com pouco risco e que é amplamente realizada pelos oftalmologistas. Entretanto, assim como em qualquer outra intervenção cirúrgica, uma série de cuidados devem ser tomados, tanto antes, quanto depois da cirurgia de catarata.
Caso você vá realizar uma cirurgia de catarata, conheça alguém que irá realizá-la ou deseja saber mais sobre o assunto, fique atento as informações a seguir.
A realização desse procedimento pode ser feita por diversos métodos, sendo os três principais mais utilizados: a cirurgia à laser, a facoemulsificação (FACO) e a extração extracapsular (EECP).
O que varia entre os diferentes procedimentos é o tempo de duração, o quão agressivo ele é e como é o pós operatório de cada uma.
A FACO é a mais utilizada, uma vez que é um método menos invasivo, proporcionando uma recuperação mais rápida e com menos complicações.
De modo geral, todos esses métodos de cirurgia de catarata têm como objetivo a retirada do cristalino opaco e a substituição deste por uma lente artificial em seu lugar, permitindo a restauração da visão.
Existem algumas recomendações gerais que devem ser seguidas antes do procedimento, a fim de minimizar as complicações relacionadas ao procedimento.
As principais delas estão relacionadas ao uso de colírios indicados pelo oftalmologista e evitar práticas que podem ser danosas, como coçar os olhos e realizar atividades de alto impacto.
Além disso, deve-se suspender o uso de lentes antes da cirurgia, no tempo determinado pelo médico.
Cuidados no dia da cirurgia de catarata
Em relação ao dia da operação, o ideal é que alguns cuidados sejam tomados também. O primeiro deles é a importância de levar um acompanhante, afinal, após a cirurgia a visão fica debilitada, impossibilitando que a pessoa volte para casa sozinha.
O segundo é que não se deve usar maquiagens, protetores ou hidratantes na região do rosto, além de não usar esmalte nas unhas.
É importante também que seja feito jejum de 8h, anterior ao horário da cirurgia, sem ingestão de alimentos sólidos ou líquidos de nenhum tipo.
Após o procedimento, os olhos precisam de um cuidado especial. Por isso, entre os cuidados depois da intervenção cirúrgica, estão: não coçar ou massagear os olhos e fazer o uso adequado dos óculos de proteção recomendados pelo médico.
Para uma boa recuperação, outros cuidados depois do procedimento incluem:
A recuperação costuma ser de 2 a 7 dias, com melhora progressiva da sua visão, por isso, o atestado médico corresponde a cerca de 7 dias.
Em geral, é recomendado que, em caso de dor, faça-se uso de analgésicos, mas também podem ser recomendados o uso de colírios e antibióticos. Os medicamentos devem ser usados da maneira recomendada para melhores resultados.
Além disso, o colírio deve ser pingado adequadamente na região dos olhos, por isso, em caso de dúvidas, pode-se aplicar novamente. Em caso de uso de outros medicamentos, como de uso controlado, o ideal é que eles sejam mantidos, caso permitido pelo médico.
Além disso, algumas medidas podem ser recomendadas a longo prazo, como cuidados depois do procedimento, tais como:
Em caso de sintomas incômodos persistentes após o procedimento, é importante procurar ajuda médica.
Caso tenha mais dúvidas em relação ao assunto agende um horário e entenda mais sobre os cuidados antes e depois da cirurgia de catarata.